FANDOM

Thor é um filme de super-herói de 2011 baseado no super-herói da Marvel Comics de mesmo nome. É o quarto filme principal do Universo Cinematográfico Marvel e o quarto filme da Fase Um.

Embora muitas cenas de flashback se passam milênios antes, o núcleo do filme se passa logo após os eventos de Homem de Ferro 2 e durante os eventos de O Incrível Hulk. Foi dirigido por Kenneth Branagh e estrelado por Chris Hemsworth, Natalie Portman e Tom Hiddleston.

A sequência, Thor: O Mundo Sombrio, foi lançado em 8 de novembro de 2013. Outra sequência, Thor: Ragnarok, está planejada para ser lançada em 28 de julho de 2017.

Enredo

Dois físicos, Jane Foster e Erik Selvig, e sua estagiária de ciência política, Darcy Lewis, estão no deserto do Novo México, trabalhando em uma van enquanto conduzem uma pesquisa sobre um fenômeno similar à aurora boreal. Repentinamente um grande tornado/tempestade de raios se inicia e eles dirigem em sua direção para investigar. A van atinge um homem de dentro do turbilhão e param. Eles encontram um homem, um loiro forte, semi-consciente.

Em Asgard, Odin descreve uma batalha em 900 d.C. entre os Gigantes de Gelo e os Asgardianos. Os Asgardianos venceram e tomaram para si a poderosa Cofre dos Antigos Invernos, e retornaram para seu reino. Odin está falando com seus dois filhos, um sendo loiro e energético chamado Thor, o outro mais pensativo e moreno, nomeado Loki. Odin diz que ambos são dignos mas que apenas um será rei de Asgard.

Anos depois Asgard está sediando uma cerimônia elaborada. O garoto loiro é agora um adulto e está sendo reconhecido como príncipe herdeiro. Loki observa com inveja. Antes que Odin possa continuar sua proclamação, ele sente a presença de intrusos. Três Gigantes de Gelo se infiltraram na sala segura onde estava guardada a poderosa arma dos Gigantes de Gelo. Entretanto, O Destruidor aparece e impede que os intrusos obtenham o cofre, matando os três. Examinando os destroços, Odin parece calmo, mas Thor está com raiva e quer atacar. Odin discorda.

Thor Odin Loki
Thor reúne Loki e seus amigos, Volstagg, Fandral, HogunSif, e eles se encaminham para a Ponte Bifrost. O guardião, Heimdall, permite que eles passem e os seis são transportados para o domínio dos Gigantes de Gelo, Jotunheim, uma terra inculta, congelada e desmoronando. Eles confrontam o Rei dos Gigantes de Gelo, Laufey, que insulta os heróis Asgardianos. Mais Gigantes de Gelo cercam os seis e Laufey lhes dá a chance de partir pacificamente. Entretanto, Thor reage imprudentemente a um insulto de um Gigante de Gelo e uma batalha começa. Durante a batalha, Loki sofre uma reação incomum quando é tocado por um Gigante de Gelo.

Laufey solta uma besta gigante e os Asgardianos retornam para Bifrost. Thor mata a besta mas o time fica cercado novamente e se desesperam. Odin chega e intervem para salvar os heróis, se desculpando com Laufey pela intrusão e tentando restabelecer a paz, mas Laufey diz que é tarde demais, que os Gigantes de Gelo estão em guerra contra Asgard. Ele tenta esfaquear Odin, que golpeia Laufey e leva os jovens Asgardianos de volta para casa.

Thor Bifrost
De volta ao lado Asgardiano do portal, Odin permite que os quatro amigos irem embora e confronta Thor e Loki. Odin está furioso por Thor ter levado Asgard de volta à guerra, e diz a Thor que ele não será um bom rei. Ele remove seu poder, o bane para a Terra, e envia seu martelo, Mjølnir, atrás dele alguns segundos depois, dizendo que quem quer que segure o martelo, e seja merecedor dele, deverá possuir o poder de Thor.

Na Terra, Thor imediatamente atingido pela van de Jane Foster enquanto eles dirigem para dentro da tempestade da qual ele emergiu. Thor começa a perguntar onde está e se torna agressivo a ponto de Darcy atingi-lo com o taser, desacordando-o. Os três cientistas o colocam na van e o levam ao hospital. Ele começa a lutar novamente quando acorda e é eventualmente tranquilizado. Erik tenta fazer Jane abandoná-lo, dizendo que ele é um maluco, mas ela fica curiosa e atraída por ele.

Quando os cientistas retornam para sua base na cidade eles descobrem que a S.H.I.E.L.D. está confiscando todos os seus equipamentos e pesquisas relacionados às alterações atmosféricas recentes, e a aparição do martelo de Thor. Incertos sobre o que fazer, o trio volta ao hospital, mas Thor escapou. Enquanto vão embora na van, eles atingem o Asgardiano novamente e ele fica desacordado, mas dessa vez o levam com eles. Jane lhe dá roupas mundanas que pertenciam a seu ex-namorado. Após ouvir habitantes falando sobre uma queda de um satélite 80 quilômetros à oeste, Thor decide ir até lá e mais uma vez Erik tenta convencer Jane a deixá-lo sozinho. Thor anda pela cidade e tenta conseguir um cavalo em um pet shop. Jane aparece e lhe oferece uma carona e os dois vão para o oeste na van.

2011 thor 012
No local da queda do satélite, uma multidão de moradores da cidade foi reunida; pessoas estão festejando e tentando levantar o martelo da cratera. Um deles tenta puxar o martelo com sua caminhonete. Agentes do governo da S.H.I.E.L.D. chegam para tomar posse do local, montando um acampamento temporário para estudar o martelo. Durante a noite, Jane e Thor chegam no local. Thor se infiltra no acampamento enquanto Jane se atrapalha para se esconder. Após bater em muitos agentes, e ser visto pelo Gavião Arqueiro, Thor finalmente encontra o martelo, mas não consegue levantá-lo. Ele pranteia sua impotência e se joga no chão, e não luta quando os agentes da S.H.I.E.L.D. chegam e o prendem.

Em Asgard, os quatro amigos de Thor começam a suspeitar que Loki tenha algo a ver com o banimento de Thor. Loki percebe que não é um Asgardiano puro e Odin admite que Loki foi tirado de Jotunheim quando criança e criado como seu próprio filho. Loki fica confuso e com raiva enquanto Odin entra em um estado comatoso chamado "Sono de Odin", deixando Loki se tornar rei.

2011 thor 013

De volta à Terra, o Agente Phil Coulson questiona Thor, e quando o deixa sozinho rapidamente, Loki aparece na sala. Loki diz a Thor que Odin está morto e que ele não pode retornar a Asgard, deixando Thor perturbado. Erik chega e mente para os agentes da S.H.I.E.L.D., dizendo a eles que Thor é o ex-marido de Jane e está sob influência de esteroides. De alguma forma ele possui uma carteira de motorista falsa. Coulson deixa Erik levar Thor embora, que furtivamente pega o caderno de Jane na saída. De volta à cidade, Erik leva Thor para beber, agora tentando convencer Thor a abandonar Jane devido suas complicações, e as que viria a causar. Os dois bebem uísque e criam um vínculo. Thor leva um Erik bêbado para o trailer de Jane. Thor e Jane vão para fora para observar as estrelas, e Thor explica sobre os Nove Reinos e a Ponte Bifrost para Jane. Jane descobre que a ponte é uma teorética Ponte de Einstein-Rosen ou buraco de minhoca, o mesmo que ela estava pesquisando.

Loki congela Heimdall em Asgard, e usa a Bifrost para se encontrar com Laufey. É revelado que foi Loki quem deixou os Gigantes de Gelo entrarem em Asgard para reaver o cofre durante a coroação de Thor. Ele faz um acordo com Laufey para que entrem em Asgard novamente para matar Odin e levar seu cofre, e em retorno eles voltariam para casa em paz. Loki então ordena que o Destruidor vá para a Terra e mate Thor.

Destroyer vs Thor

O Destruidor chega no deserto do Novo México e começa a explodir tudo com um raio de calor. Thor e os três cientistas tentam proteger todos. Thor confronta o Destruidor e pede a Loki, que pode ouvir e ver o que está acontecendo de Asgard, para deixar os humanos em paz e levá-lo em seu lugar. O Destruidor dá um tapa em Thor e faz ele cair, aparentemente morto. Jane corre até o corpo chorando. Entretanto, o ato altruísta de proteção de Thor lhe faz merecedor novamente de segurar Mjølnir, que se livra de sua cratera e retorna para a mão de Thor. Ele é completamente restaurado de sua energia e veste novamente sua capa vermelha e armadura. Ele facilmente derrota o Destruidor e tenta retornar para Asgard, prometendo a Jane que retornaria.

Os Gigantes de Gelo invadem Asgard através do portal, passando pelo congelado Heimdall. Laufey vai para os aposentos de Odin e, enquanto se prepara para matar o deus nórdico, Loki mata Laufey para posar como herói. Embora congelado, Heimdall está conciente e consegue se libertar e trazer Thor de volta a Asgard. Thor vai rapidamente lutar contra os Gigantes de Gelo.

Destroyed Bifrost 3

Loki vai para o Portal Bifrost e o estabelece para destruir o planeta gelado Jotunheim. Thor tenta impedi-lo e os dois batalham. Thor imobiiza Loki com Mjølnir e começa a destruir a Ponte do Arco-Íris para parar o portal. Quando a ponte quebra, os dois irmãos caem no espaço, mas Odin aparece e segura Thor, que segura o bastão de Loki. Loki admite sua derrota e se permite cair, desaparecendo no vácuo.

Tudo parece ter voltado ao normal em Asgard, embora Odin esteja triste com o que ocorreu. Thor lamenta por seu irmão e sente falta de Jane, que ele não pode visitar agora que Bifrost foi destruída. Entretanto, Heimdall, observando além da ponta da Ponte do Arco-Íris, afirma que Jane está procurando por ele. De volta à Terra, Jane está em um novo laboratório com novos equipamentos, sendo agora ajudada pela S.H.I.E.L.D.

Mais tarde, Selvig foi levado a uma instalação da S.H.I.E.L.D. onde se encontra com Nick Fury. Fury lhe mostra o Tesseract em uma mala, o qual ele diz que pode ser uma fonte de poder ilimitado. Loki aparece em um reflexo, invisível para Selvig e Fury, e diz, "Bem, acho que isso merece uma verificação", o que Selvig repete devido à sutil influência de Loki.

Elenco

Aparições

Locais

Eventos

Itens

Veículos

Espécies Sencientes

Criaturas

Organizações

Mencionados

Música

O Consultor

Artigo principal: Curta Marvel: O Consultor

O lançamento em Blu-ray de Thor incluiu o primeiro Curta Marvel chamado "O Consultor". O curta explicou a aparição de Tony Stark em O Incrível Hulk. Se passa após os eventos principais eventos de Thor e durante os eventos finais de O Incrível Hulk.

Links Externos

Transparent AOU Logo
A Wiki Universo Cinematográfico Marvel possui uma coleção de imagens e mídias relacionadas a Thor (filme).